4 Dificuldades comuns de gestores de pequenas empresas
13/10/2017

Administradores de pequenas empresas enfrentam algumas dificuldades que, geralmente, são comuns entre eles. Grande parte delas é responsável por tirar o sono de quem está começando e até mesmo impedir o crescimento do negócio, já que representa obstáculos à boa gestão.

Levantamos 4 desses desafios comuns a empreendedores de pequenas empresas. Confira se você também está enfrentando esses problemas:

1. Analisar a produtividade

Você sabe exatamente qual é a meta dos funcionários envolvidos na produção da sua empresa? E qual tem sido a produtividade real alcançada por eles? Essas são informações que nem sempre os gestores de pequenas empresas têm em mãos. Isso porque elas dependem de um planejamento minucioso, além de um acompanhamento de perto não apenas para definir as metas, mas também para ter certeza de que a produtividade está indo para o caminho esperado.

2. Verificar os resultados de vendas

Os resultados de vendas também são uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelos gestores de pequenas empresas. Embora tenham poucos vendedores, os pequenos negócios nem sempre têm controle dos resultados que eles estão trazendo. Por exemplo, pode ser que o vendedor com maior faturamento não seja o que traz maior lucro e não é possível fazer essa análise sem ter controle sobre os resultados de vendas.

Garantir essa gestão exige do empreendedor muitas horas de dedicação, uma vez que ele precisa acompanhar dia a dia o desempenho dos vendedores, quais produtos estão sendo mais vendidos, quais estão parados no estoque, quais são os mais rentáveis, quanto de desconto está sendo aplicado e vários outros detalhes que também podem levar algum tempo.

3. Garantir a confiabilidade do registro de estoque

A sua empresa faz um controle de estoque eficiente? Quando você faz a conferência física, a quantidade das matérias-primas e/ou dos produtos finais bate com o seu registro? Se a sua empresa não tem esses dados, ela não é a única. As pequenas empresas nem sempre conseguem fazer esse registro de maneira eficiente. Por mais que o estoque não seja grande, são muitos os itens que podem fazer parte da produção do negócio, o que dificulta a contagem. Dessa forma, o registro nem sempre torna-se confiável comparado ao estoque real.

4. Identificar possíveis reduções de custos

Você tem um plano de contas com a classificação das despesas por natureza? Sabe onde pode cortar custos sem impactar nos resultados do seu negócio? Consegue identificar quais processos da sua empresa estão gerando desperdícios? Certamente, existem alguns custos que podem ser reduzidos na sua empresa.

Mas é preciso saber exatamente onde cortar. Do contrário, algumas medidas podem refletir no desempenho da empresa e não é isso o que você quer, certo? A redução de custos deve ser pensada para otimizar os recursos e, não, para levar a empresa a correr riscos.

OK, mas como resolver essas dificuldades?

Sua empresa enfrenta algum desses problemas? Se você chegou até aqui, é muito provável que sim. A solução que pode resolver todas essas dificuldades é a implantação de um sistema integrado de gestão (ERP), que vai fornecer dados importantes sobre o seu negócio. Esses dados são essenciais para que você tome as melhores decisões quanto à produtividade, às vendas, ao registro de estoque, às possíveis reduções de custos e muitas outras otimizações de processos.

Entre em contato conosco e encontre a melhor solução e conheça o ERP ideal para sua empresa 

Informe-se aqui

Ou entre em contato pelo fone 041-3308-4495 

FONTE:

www.administradores.com.br

Compartilhe essa publicação

Publicações Relacionadas

Card image cap
CVA agora é SAP Business One!

Implementar um novo sistema muitas vezes significa mudar a metodologia de trabalho de uma equipe inteira. Por isso é importante que todos os envolvidos estejam disponíveis nas fases…

Card image cap
Cinco itens principais para a agenda do CIO

Gasto mundial em transformação digital A jornada da economia até seu destino digital se acelerou — destacando o papel crucial da tecnologia na criação de uma empresa ágil, digitalmente…

Card image cap
Bem-vinda ROYAL CICLO

Nascida da união de duas grandes empresas, a italiana Selle Royal, maior fabricante de selins para bicicletas do mundo e a brasileira Metalciclo, maior fabricante de pedais da América…

Projetos nacionais e internacionais de implantação, sustentação e melhorias, conduzidos com senioridade técnica, domínio de processos de negócios e relacionamento com os clientes.

CONTATO:
FINANCEIRO
COMERCIAL (INOVAÇÃO)

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, notícias e inovações do ecossistema SAP.



    Av. Água Verde, 1413, Água Verde — Curitiba/PR — 80620-200 R. Trombudo Central, 366, Saguaçu — Joinville/SC — 89221-150