As mudanças que estão transformando os serviços financeiros

O setor de serviços financeiros está chegando a novos patamares. Transações ganham ainda mais segurança para organizações e clientes com a ajuda de softwares e novos sistemas

As mudanças nos serviços financeiros passam, principalmente, pela relação dos clientes com as empresas através do acesso online. A tecnologia deu poder ao cliente para gerenciar suas operações, permitindo que ele possa acompanhar todas as informações sobre sua vida financeira.

As organizações do setor financeiro também estão investindo em tecnologia para desenvolver novas ferramentas que vão contribuir com a segurança e a agilidade das operações, a partir de aplicativos, computação na nuvem, blockchain e soluções para a gestão dos processos.

Entenda quais mudanças estão causando transformações positivas para o setor financeiro:

Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações – API: sem as APIs não conseguiríamos realizar transações como compras online, reservas de viagens e hospedagem, entre outras, elas ajudam a integrar sistemas e dados, reforçando a segurança e a fluência de rotinas e procedimentos. Para o setor financeiro, elas permitem que produtos e serviços sejam criados pelas empresas de maneira personalizada, adicionando recursos sempre que quiserem, integrando aos sistemas já existentes e atendendo às necessidades das organizações.

Maior controle de informações: recursos como o blockchain já são realidade em muitas empresas, que usam a tecnologia para validação de informações. E para contribuir como um reforço na segurança dos dados, o futuro reserva novas regulamentações sobre compartilhamento de informações e sobre a realização de transações de pagamento. Isso pode garantir a proteção das instituições e do consumidor.

Tecnologia de contabilidade distribuída (DLT): integrado às APIs e às soluções em nuvem, a DLT viabiliza a criação de dados descentralizados, no formato digital, compartilhando os fluxos de trabalho, ao permitir que transações sejam realizadas a partir de um mesmo ativo.

Governança: esse é um ponto importante a ser trabalhado levando em consideração todas as mudanças que a tecnologia tem proporcionado, o amplo acesso a dados e informações. Transformações como estas pedem que novos modelos de governança sejam criados, reestruturando e redirecionando novos processos, para que as empresas atuem em conformidade com as normas éticas que regem o setor de serviços financeiros.

Soluções adaptáveis: a gestão dos processos e soluções para os serviços financeiros está relacionada também com a escolha de empresas confiáveis e com soluções capazes de oferecer serviços que se adaptam à rotina das empresas. Conhecida no mercado, a SAP disponibiliza um menu completo de ferramentas que ajudam a atrair e engajar clientes, que oferecem agilidade para a realização de operações bancárias, gerando insights para o desenvolvimento de estratégias.

As mudanças que estão transformando os serviços financeiros podem evoluir ainda mais com o tempo, acompanhando os avanços da tecnologia. Mas isso pode ser tornar ainda mais significativo com o aumento das demandas do cliente por mais agilidade, praticidade e segurança.

Por: SAP brasil
#SAP #CVAConsultoria #SAPPartner

Compartilhe esse Post!

Quer saber mais sobre o SAP Business One (B1)?

Assine nosso Blog e receba mensalmente as novidades.