Bloco K: sua empresa está preparada?
20/05/2016

O que é Bloco K? 

Grupo de novos registros a serem adicionados ao relatório SPED Fiscal (EFD) e cuja obrigatoriedade se fará a partir de 01/2017 e atendendo ao ATO COTEPE/ICMS Nº 22, DE 3 DE JUNHO DE 2014.·.

Neste bloco a empresa terá que prestar informações relacionadas aos insumos e produtos que possui em estoque, bem como apresentar todas as informações relacionadas à produção de seus produtos. Estas informações devem ser apresentadas tanto para insumos e produtos em controle da empresa quanto em controle de terceiros.

Objetivo do Bloco K

O bloco K tem por objetivo transmitir o Registro de Controle da Produção e do estoque através da apresentação de informações relativas a cadeia produtiva da empresa, tais como: estoque mensal de insumos, produtos acabados, produtos em processo, subprodutos e outros insumos, perda padrão, ordens de produção, detalhamento de consumos no processo fabril, mapeamento de processo de industrialização em terceiros e para terceiros, movimentações internas de matéria-prima, dentre outras.

O Livro Registro de Controle de Produção e Estoque (RCPE) – modelo P3 – será substituído pelo “Bloco K” a partir da obrigatoriedade, porém as informações contidas nos arquivos digitais da IN 86 serão mantidas para a fiscalização.

Pontos de Atenção / Possíveis Gaps para Implementação do Bloco K:

Multa

As empresas poderão pagar uma multa de até 1% do valor do estoque caso forneçam informações incompletas ou não forneçam qualquer informação. Além disso, o Fisco pode arbitrar o inventário e penalizar as empresas por crime contra a ordem tributária.

Principais Áreas/Processos Envolvidos:

Geração Independente dos Dados do Bloco K

Esse novo “bloco” de informações não pode ser gerado independentemente pela área contábil/fiscal da sua empresa, dependendo essencialmente da equipe responsável pelos processos produtivos. Empresas que possuem processos contábeis terceirizados necessitam repassar informações do processo produtivo aos escritórios visando que os mesmos consigam atender essa demanda. As próprias empresas que possuem área contábil/fiscal interna necessitam verificar se dispõem das informações necessárias para repasse ao governo, obrigatoriamente o ERP deverá atender a área de “manufatura” da empresa visando possibilitar o correto repasse de informações ao fisco.

Implementação do Bloco K no SAP

A SAP liberou um pool de notas que aliadas as configurações resultam na geração do bloco K, na transação geradora do SPED Fiscal (EFD) por este ERP.

Apesar disto, e como é previsto, a diferença de processos e existência de gaps – sejam sistêmicos, sejam de processo – demandam, via de regra, a definição de ações complementares que permitam preparar os dados mestres e/ou transacionais, para a apresentação das informações requeridas pelo fisco.

A existência de movimentos de materiais não standard (movimentos Z) e o uso de sistemas de controle de cadeia produtivo legados (externos ao SAP) são outros exemplos de especificidades que influenciam direta e sensivelmente sobre a correta extração do Bloco K no SAP.

Oportunidades

A implementação do Bloco K pode ser vista como algo a mais do que somente mais uma obrigação imposta pelo Fisco. Ela pode ser uma excelente oportunidade de melhoria nos processos de gestão da sua empresa no que diz respeito ao controle de inventário, cadastramento de materiais, indicadores de desempenho, etc.

O Bloco K também pode se transformar em uma grande oportunidade de caixa para as empresas em relação ao ressarcimento de ICMS-ST e crédito acumulado do ICMS, por exemplo.

A CVA Consultoria e o Bloco K

O processo de implementação do Bloco K com a CVACONSULOTORIA possui 5 passos:

  1. Start: Planejamento e Mapeamento das informações;
  2. Plan: Análise do estado atual, identificar oportunidades e desenhar os processos para implantação;
  3. Build: Treinamento e testes de diferentes cenários;
  4. Deploy: Migrações de dados e entrada em operação;
  5. Operate: Suporte e operações assistidas das primeiras entregas.

Como a CVA Consultoria pode ajudá-lo?

A CVA Consultoria tem equipe capacitada para identificação dos processos e desenvolvimento dos extratores dos registros do Bloco K, seja aplicando a solução standard (notas) liberadas pela SAP, seja criando extratores independentes.

Também temos know-how para propor e executar soluções e ajustes de processos necessários para a eliminação dos gaps identificados como sendo prejudiciais a correta escrituração do estoque e produção da empresa.

Compartilhe essa publicação

Publicações Relacionadas

Card image cap
CVA agora é SAP Business One!

Implementar um novo sistema muitas vezes significa mudar a metodologia de trabalho de uma equipe inteira. Por isso é importante que todos os envolvidos estejam disponíveis nas fases…

Card image cap
Cinco itens principais para a agenda do CIO

Gasto mundial em transformação digital A jornada da economia até seu destino digital se acelerou — destacando o papel crucial da tecnologia na criação de uma empresa ágil, digitalmente…

Card image cap
Bem-vinda ROYAL CICLO

Nascida da união de duas grandes empresas, a italiana Selle Royal, maior fabricante de selins para bicicletas do mundo e a brasileira Metalciclo, maior fabricante de pedais da América…

Projetos nacionais e internacionais de implantação, sustentação e melhorias, conduzidos com senioridade técnica, domínio de processos de negócios e relacionamento com os clientes.

CONTATO:
FINANCEIRO
COMERCIAL (INOVAÇÃO)

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, notícias e inovações do ecossistema SAP.



    Av. Água Verde, 1413, Água Verde — Curitiba/PR — 80620-200 R. Trombudo Central, 366, Saguaçu — Joinville/SC — 89221-150