Diferença entre o SAP UI5 e o SAP Fiori

Antes de estabelecermos uma relação entre o SAP UI5 e o Fiori, vamos primeiro entendê-los, um por um. Em seguida, podemos ver a diferença entre o SAP Fiori e o SAP UI5.

SAP UI5
Em sua forma expanded é a SAP User Interface 5 e, como seu nome sugere, é a interface de usuário da SAP para desenvolver aplicações web. Também podemos pensar nela como um framework para construir apps web responsivos. Aplicativos que tendem a adaptar sua interface de usuário a desktops, tablets e telefones celulares são apps “responsivos”.
Assim, poderíamos definir o SAP UI5 em termos leigos como um conjunto de bibliotecas que podemos usar para construir aplicativos desktop e móveis que rodam em um navegador.
Antes de entrarmos no framework do SAP UI5, precisamos saber se ele usa a arquitetura MVC. Os aplicativos SAP UI5 são projetados usando a arquitetura MVC ou a arquitetura Model-View-Controller.

Arquitetura MVC (Model-View-Controller)
MODEL é o business data proveniente do sistema SAP. Ele pode ser comparado com uma ponte que recebe a solicitação externa da interface do usuário e responde de volta com as informações necessárias.
VIEW MANAGES é a exibição de informações para o usuário.  Define a interface do usuário.
CONTROLLER é o mediador que recebe a entrada dada pelos dispositivos, comunica com o model e/ou view para acionar a ação necessária.
MVC separa a representação da informação (model) da interação do usuário (view) mas liga ambas com a ajuda do controller.

SAP UI5 Framework
Agora faria sentido se disséssemos que o framework SAP UI5 é composto por HTML, CSS e Javascript. O HTML dá ao site a sua estrutura, o CSS é responsável pelo aspecto do site e o JavaScript é toda a lógica que acontece nos bastidores.
Assim, ao utilizar a arquitetura MVC, o SAP UI5 separa o desenvolvimento do front end do back end. Em outras palavras, não precisamos tocar no back end (por exemplo: um OData service existente) para desenvolver um aplicativo SAP UI5 para esse serviço.
Passemos agora a compreender o SAP Fiori. Depois disso, poderemos ver a relação entre o SAP UI5 e a Fiori e compreender a diferença entre os dois.

SAP Fiori
Para alguém que já trabalhou com o SAP ECC ou suas outros aplicativos, ficaria claro que, embora as funcionalidades estejam à altura, conforme os padrões do setor, a experiência do usuário deixa muito a desejar. Com os Smartphones conquistando o mundo e as experiências de usuário que explodem a mente sendo o pedido do momento, a SAP percebeu que tinha que recuperar rapidamente o atraso. Foi assim que a experiência inovadora e responsiva do usuário da SAP surgiu em 2013.

Para ilustrar, aqui está uma captura de tela do SAP Fiori Launchpad que nos dá uma coleção de aplicativos SAP Fiori digitando na URL, no navegador, como em qualquer site.

Também podemos consultar o blog “Quais são as aplicações e benefícios do SAP Fiori?” Para compreender melhor o Fiori.
Já vimos o que são a SAP UI5 e a Fiori. Então, qual é a relação entre os dois e porque estamos falando dos dois no mesmo blog?

Diferença entre o SAP Fiori e o SAP UI5
Para entender a relação entre a SAP UI5 e a Fiori, vejamos primeiro a diferença entre eles.
O SAP Fiori é um conjunto de diretrizes de design que determinam como uma interface de usuário deve se parecer e se comportar. É um conjunto de regras que decidem a experiência do usuário (UX) de uma aplicação SAP. Portanto, o objetivo do SAP Fiori é uma interface de usuário que seja consistente, simples, intuitiva e responsiva para todas as aplicações SAP.
Considerando que o SAP UI5 é a tecnologia para construir aplicações web com capacidade de resposta. Em outras palavras, o SAP UI5 é a linguagem de codificação para o SAP Fiori. Portanto, não podemos construir um aplicativo SAP Fiori sem a estrutura SAP UI5 framework. A fusão de ambos cria aplicativos Fiori com capacidade responsiva.

Conclusão
Agora que está claro sobre a diferença entre o SAP Fiori e o SAP UI5, podemos resumir dizendo que muitas empresas estão cada vez mais confiando na combinação do SAP UI5 e Fiori para acompanhar a força de trabalho móvel de hoje. A interface de usuário simples e intuitiva do Fiori permite aos utilizadores executar rapidamente funções comuns do dia-a-dia com a máxima facilidade.

Assine também o blog da CVA
Fonte: https://www.lmteq.com/2020/02/05/sap-ui5-and-fiori-and-their-difference/

Compartilhe esse Post!

Quer saber mais sobre o SAP Business One (B1)?

Assine nosso Blog e receba mensalmente as novidades.