Empresas em Crescimento

Novas tendências de consumo e seu impacto na comunicação com o cliente

Enquanto empresas e consumidores tiveram que alterar suas formas de comunicação padrão nessa nova era, o atendimento ao cliente de alto nível continua sendo o auge de qualquer modelo comercial de sucesso. Por conta disso, entender melhor quais são os valores atuais mais priorizados pelo cliente, pode auxiliar empresas a entender qual o momento mais adequado para aderirem as novas tendências dentro do universo da comunicação virtual.

Durante o festival de inovação do Whow!, a WGSN Mindset, divulgou em seu painel o estudo “Trend Session: Mudança de Valores: os Principais Sentimentos e Tendências de Consumo”, que o consumidor está cada vez mais buscando transparência por parte das empresas na hora da realização de uma compra, além de priorizar a criação de uma conexão virtual com a mesma.

Outro ponto importante para o consumidor apresentado pela WGSN, é a valorização do bem-estar físico e saúde mental, além da busca por mais empatia. Por conta disso, pode-se destacar que estratégias de comunicação focada em cuidados e bem-estar e que cativem o consumidor através de uma abordagem empática é uma forma de se adaptar às novas necessidades dele.

De acordo com a pesquisa apresentada pela Deloitte, “2021 Global Marketing Trends: Find Your Focus”,  dentre os 2.500 consumidores entrevistados, uma em cada quatro pessoas concordam que deixariam de consumir um produto ou serviço de uma marca que agiu apenas em favor próprio durante o período de pandemia. Além disso, mais de 70% concordaram que valorizam as inovações digitais que aprofundaram sua conexão com as marcas durante esse período.

Analisando as novas tendências de consumo, empresas estão enfrentando a necessidade de serem mais criativas para encontrar formas seguras e inovadoras de comunicação com seus clientes. E para empresas menores que dependem de meios mais íntimos de interação com seus clientes, a necessidade de se ajustar aos meios de comunicação relevantes atuais é mais essencial que nunca.

Empresas em crescimento e a adaptação aos novos meios de comunicação

A gestão profissional da comunicação com o cliente precisa ser realizada de forma flexível, adaptável e focada na experiência dele. Empresas que não se adaptam às novas tecnologias de comunicação ou não priorizam a experiência do seu público, se limitando a outros fatores, podem sofrer uma perda alta na fidelização de clientes.

Para impedir a perda de novos clientes ou daqueles já fidelizados, é importante que as empresas em crescimento também se adaptem a essas novas necessidades. Para tal, algumas tendências podem ser destacadas, como a personalização das comunicações, na qual leva-se em consideração a comodidade e compatibilidade com cada cliente.

Torná-las acessíveis também é de extrema relevância, por isso a expansão da presença digital da empresa nos diferentes meios de comunicação é importante, uma vez que quanto mais fontes de comunicação a empresa se familiarizar e implementar no atendimento ao cliente, mais inclusiva sua empresa olhará e se sentirá em relação a leads e clientes.

O fornecimento de respostas oportunas e eficientes a todas as consultas feitas pelos clientes também é importante para sua empresa em crescimento. Desde o início da pandemia, mudanças podem ocorrer a qualquer momento, sem aviso prévio para empresas de todos os tamanhos, e é por isso que a necessidade de uma comunicação consistente e transparente é crucial, tanto interna quanto externamente.

Além disso, o cuidado com o conteúdo produzido pela empresa é imprescindível, pois é a ferramenta de comunicação mais importante quando se trata de criar conexão com os clientes. A utilização de mídias sociais permite que a empresa em crescimento se conecte e influencie diretamente sua base de clientes, avaliando suas reações, opiniões e sugestões em tempo real. Suprindo, assim, uma das maiores necessidades enfrentadas pelas pessoas atualmente: a busca pela conexão.

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYoutube.
Assine também o blog da CVA

Compartilhe esse Post!

Quer saber mais sobre o SAP Business One (B1)?

Assine nosso Blog e receba mensalmente as novidades.