Google troca Oracle por SAP

O Google vai trocar de solução de software financeiro da Oracle pelo o S/4 HANA da SAP, rodando na sua própria nuvem.

A decisão foi comunicada em um e-mail para funcionários, obtido pela CNBC. A migração deve começar em maio.

O comunicado foi enviado um dia depois da Suprema Corte americana definir em favor do Google uma disputa judicial de uma década sobre o direito de uso do framework de programação Java.

Apesar do veredito ser considerado um marco para a indústria de software como um todo, pode ser que a decisão de migrar não tenha a ver com isso.

Os problemas do Google com a Oracle vão muito além da briga sobre o Java. Ambas as empresas competem no mercado de computação em nuvem.

Em função disso, a Oracle reluta em fechar um acordo para rodar bancos de dados e aplicações na nuvem do Google, só na versão “bare metal”, com configurações manuais, o que seria mais caro do que usar a nuvem da Oracle.

A SAP, por outro lado, já tem um acordo com o Google desde 2017 para rodar suas aplicações no Google Cloud, um acordo que vem sido ampliado desde então, incluindo um data center da multinacional alemã dentro da nuvem do Google.

O Google evitou polêmicas e disse em nota que a decisão de migrar foi feita como “um cliente de software financeiro” e é “inteiramente separada” de outras disputas entre as empresas.

Depois do anúncio, as ações da SAP subiram 4,8%.

Conteúdo Baguete
Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYoutube.
Assine também o blog da CVA

Compartilhe esse Post!

Quer saber mais sobre o SAP Business One (B1)?

Assine nosso Blog e receba mensalmente as novidades.