Tudo o que você precisa saber sobre o SAP Business One: o que é, como funciona, quanto custa e mais

Toda pessoa que possui uma empresa, quer que ela cresça. Mas para que isso aconteça, é importante que haja um acompanhamento de todos os processos, a fim de saber o que está efetivamente funcionando e o que precisa mudar.

Uma prática bastante simples de gerir todas as áreas que compõem um negócio é a utilização de um sistema ERP (ou sistema integrado de gestão empresarial). Com ele, você consegue verificar tudo o que está acontecendo e tomar decisões mais inteligentes. E ao contrário do
que muita gente pensa, isso pode custar menos do que se imagina.

O sistema ERP é importante para qualquer tipo de empresa, das pequenas às grandes, e existem diversos produtos do tipo disponíveis no mercado, sendo a SAP uma das mais conhecidas. E pensando nos pequenos empreendedores, a SAP posiciona o SAP Business One
ou SAP B1 como a solução de ERP eficaz e inovadora na gestão das empresas, permitindo integração fácil com sistemas de mercado, tornando-se um importante trunfo das empresas para o crescimento e na transformação digital.

A seguir, você vai entender o porquê de ser tão importante investir no software, bem como compreender sobre o real custo que ele terá para o seu negócio. Acompanhe!

Antes de tudo, o que é ERP?

Para entender como o SAP B1 funciona, primeiramente é preciso saber o que significa, de fato, ERP.

Sigla para “Enterprise Resource Planning”, sistema que que auxilia os gestores de empresas a terem melhor visibilidade sobre dados e informações, integrando processos e atividades de diferentes setores, seja vendas, distribuição, compras, estoques ou até mesmo recursos
humanos.

Com a centralização das informações em uma única plataforma, todos os dados da empresa ficam mais fluidos e podem ser compartilhados com mais facilidade. Além disso, com a visualização completa do que acontece no espaço, insights que podem surgir e contribuir para tomadas de decisões.

A importância de integrar processos dentro da empresa

A gestão de empresas mudou consideravelmente nos últimos anos, tanto que, agora, já é possível acompanhar os dados de uma instituição em tempo real, como gastos, receitas, nível de estoque, entre outros.

Contar com o apoio de um sistema para integrar todas as áreas corporativas pode facilitar – e muito a obter decisões mais inteligentes. Isso porque, para que possam ser assertivas, é preciso confiabilidade nas informações.

Um exemplo bem prático de como a integração pode ser positiva para uma empresa é com relação ao fluxo de caixa. Com um ERP, diversas vantagens podem ser conquistadas, como poder de negociação, juros menores caso o caixa esteja negativo e assim por diante.

Acompanhar os processos em tempo real é fundamental para saber exatamente o que fazer e em qual momento fazer. Porém, mesmo com as vantagens que apresenta, 85% das pequenas empresas ainda não utilizam um ERP para integrar os seus processos.

Caso você faça parte dessa porcentagem, saiba que a solução está bem próxima. E custa bem menos do que você acha!

SAP Business One: a solução perfeita para você

Para quem tem um pequeno negócio, mas mesmo assim não quer deixar nada passar, o SAP Business One é a solução de início!

Completa, integrada e criada para as pequenas e médias empresas, o software permite o controle completo de todas as áreas de uma organização por um preço que cabe no seu bolso.

Com o SAP B1, seus processos são simplificados, a visão de negócio fica mais abrangente e suas decisões podem ser tomadas simultaneamente ao que está acontecendo. Além disso, ele foi projetado para crescer junto com você!

Confira abaixo algumas características que o SAP Business One apresenta:

● Implementação local ou em nuvem;
● Business intelligence integrado;
● Dashboards e Cockpits;
● Integração com a plataforma SAP HANA;
● Rápida implementação
● Recursos de mobilidade e CRM já inclusos.

E antes de você tomar a decisão de que o programa não serve para o seu negócio, independentemente do motivo, nós queremos te explicar um pouco mais sobre suas funcionalidades e vantagens.

Confira!

Funcionalidades

Ao contratar o SAP B1, você tem acesso a diversas funcionalidades. Conheça em seguida quais são.

Gestão contábil e financeira

O SAP Business One é um software de negócios e, por isso, ele pode ser integrado aos seus dados financeiros. Com ele, você consegue reduzir erros, estimular decisões mais rentáveis, projetar caixa para o futuro e também aumentar suas margens.

Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)

Para que uma empresa tenha sucesso, a fidelidade dos clientes é essencial. Por isso, com a implementação de um ERP confiável, você consegue converter mais clientes em potencial e, consequentemente, aumentar a sua rentabilidade.

Administração de depósitos e gestão de produção

Gerenciar o estoque é algo muito importante para que a produção se mantenha num bom ritmo. E com o SAP B1, você consegue acompanhar em tempo real todos os movimentos.

Compras e suprimentos

Para manter o seu estoque sempre em dia, o processo de compras precisa estar bem alinhado, desde o planejamento até a geração do pedido. E com o SAP Business One, sua empresa sai na dianteira do mercado fazendo a diferença nos negócios e nos seus clientes.

Relatórios e análises

Analisar seus resultados é uma prática que precisa ser constante dentro do seu negócio. E com essa funcionalidade, você é capaz de capacitar seus colaboradores de forma mais efetiva, por conta dos recursos intuitivos de BI e relatórios gerados.

Soluções de integração

Caso os seus processos precisem ser integrados com outros aplicativos ou até mesmo empresas, o SAP Business One possibilita diversas soluções de integração para diferentes organizações globais.

Vantagens do SAP B1

Investimento inteligente é aquele que gera economia e um melhor direcionamento para a caminhada da empresa. E uma solução completa como o SAP B1 pode auxiliá-lo de forma poderosa.

Veja abaixo alguns números referentes à eficiência do software, o qual é referência em tecnologia, inovação, compliance e segurança de dados já em compatibilidade com as regas de LGPD:

● A produtividade da empresa aumenta em, pelo menos, 16%;
● A integração das áreas aumenta em torno de 44%;
● Os fechamentos financeiros ficam 85% mais rápidos;
● O reprocessamento de contas a pagar e tarifas administrativas é reduzido em 25%;
● O aumento do valor da companhia aumenta cerca de 13%.

Quanto custa para ter o SAP B1?

Com tantas coisas positivas que o SAP Business One apresenta para a empresa, é normal pensar que ele tem um custo elevado. Afinal, é dos seus processos futuros que está se falando.

No entanto, o que muita gente não sabe é que o custo-benefício do SAP B1 é um dos melhores do mercado, pois carrega toda a qualidade e segurança da marca SAP, além de ser totalmente construído conforme as necessidades de sua empresa.

Basicamente, o software costuma ser um investimento que se paga em pouco tempo – e não dá para esquecer que, com todas as suas funcionalidades, os custos com desperdícios e retrabalhos diminuem consideravelmente.

Para entender um pouco mais do cálculo do valor do SAP B1, alguns fatores precisam ser colocados em pauta:

● Quantos usuários precisam utilizar o sistema?
● A configuração será única ou não?
● A implementação será no local ou na nuvem?
● Quais são os principais objetivos para a implementação?
● A configuração será de um só país ou de vários?
● Qual será o nível de personalização?

Tudo isso influencia no orçamento final. Mas fique tranquilo quanto a isso, pois tudo é minuciosamente calculado e projetado para o seu negócio.

Tipos de licença

A forma mais comum de se contratar o SAP Business One é por meio de assinatura. Com ela, a empresa não precisa investir em permissões de uso e o pagamento é feito de maneira fixa todos os meses.

Além desse ponto, o programa conta com dois tipos de licença: a profissional e a limitada.
Conheça as diferenças entre elas:

Licença profissional: aqui, o usuário pode acessar todas as áreas e informações da empresa, desde que tenha a devida autorização configurada na ferramenta.

Licença limitada: nessa licença, os usuários têm acesso apenas ao seu departamento de atuação, como faturamento, CRM ou gestão de estoque, por exemplo.

Local de instalação

O valor do SAP Business One é influenciado, também, pelo seu local de instalação.

Como já comentado, o software pode ser instalado no próprio local ou através de um serviço de hospedagem na nuvem. A última opção, ou seja, a nuvem, é a melhor indicação para quem não quer se preocupar em ter uma equipe de TI própria, visto que toda a estrutura estará sob responsabilidade de empresas especialistas na área.

Caso você queira assinar o SAP B1 na nuvem, o valor varia de acordo com a quantidade de usuários (o mínimo é 5) e também com a proposta elaborada pela empresa parceira.

Como adquirir o SAP B1?

Assim como acontece com muitas soluções de tecnologia, o SAP B1 não é permitido para contratação diretamente com a SAP. Portanto, para adquirir o produto, é preciso entrar em contato com um parceiro autorizado VAR (Value Added Resseller), ou seja, Revenda de Valor
Agregado.

Existem diversos parceiros SAP ao redor do Brasil, porém, para que você acerte na decisão, alguns pontos precisam ser considerados, a fim de que você não fique na mão quando precisar.

● A empresa precisa ser parceira oficial da SAP;
● Experiência de mercado e que conheça o seu negócio são imprescindíveis;
● A especialidade na implementação do sistema também conta bastante;
● Boas referências são muito importantes.

A CVA é a sua parceira SAP ideal

Com mais de 8 anos de história e 120 clientes atendidos, a CVA está em um constante aprendizado, mantendo corpo técnico sempre atualizados com as tecnologias e práticas de negócios. Diante disso, a empresa já atuou em vários projetos nacionais e internacionais, mantendo alto nível e conquistando a satisfação e sucesso de seus clientes. Confira um pouco
desta trajetória em nosso canal do Youtube, link ao lado canal do YouTube.

Vantagens de contratar o SAP B1 com a CVA

Ao contar com o apoio da CVA na contratação do SAP Business One, um levantamento completo sobre as necessidades da sua empresa será realizado para que o orçamento seja condizente ao que se procura.

Com a nossa expertise, além de todos os benefícios já apresentados sobre o programa, você também conta com serviços e produtos específicos que proporcionamos aos nossos clientes.

Descubra quais são:

Serviços

Com os nossos serviços em SAP B1, você pode ter acesso a:

Implantação SAP B1: todo o projeto é realizado por profissionais sênior de amplo conhecimento técnico e processual e implantado dentro do escopo e prazos prédefinidos;

Suporte AMS SAP B1: por conta do suporte sob demanda, a parceria entre a CVA e seus clientes é feita de maneira inteligente, além de contar com uma maior flexibilidade;

Consultoria SAP B1: nossa equipe possui uma ampla visão de negócios e
conhecimentos sólidos em SAP Business One. Por isso, somos capazes de realizar uma consultoria tanto na operação da solução, quanto nos processos envolvidos.

Entre em contato e seja um cliente CVA

Com tanta coisa boa que o SAP Business One proporciona às pequenas empresas, a importância de ter o software integrado ao seu negócio torna-se ainda mais concreto.

Por isso, caso você queira saber mais sobre ele, solicite uma apresentação gratuita de um dos nossos consultores por meio deste link. Estamos presentes no seguinte endereço:

● Curitiba/PR: Av. Água Verde, 1413 – 6º andar – Água Verde.

Compartilhe esse Post!

Quer saber mais sobre o SAP Business One (B1)?

Assine nosso Blog e receba mensalmente as novidades.