Soluções em nuvem impulsionam PMEs durante a pandemia

Durante a quarentena, pequenas e médias empresas adotaram soluções em nuvem para manter operações e esse movimento digital deve se fortalecer após a pandemia.

A tendência de migração para a nuvem foi antecipada pela pandemia e acelerou o processo de inovação de pequenas e médias empresas no Brasil. Informações compartilhadas pelo portal Convergência Digital, apontam que os investimentos em serviços na nuvem devem crescer 12,5% entre os anos de 2019 e 2021, como consequência da crise causada pelo novo Coronavírus.

As PMEs têm como vantagem maior agilidade na implementação de serviços em nuvem, uma vez que contam com uma estrutura operacional menor. O que permite que após a contratação dos serviços, em algumas horas elas estejam preparadas para operar.

O uso dos recursos na nuvem permite que gestores acompanhem em tempo real os processos de trabalho à distância, atualizando informações e monitorando a produtividade das equipes. São dados que ajudam as empresas a acompanhar o bem-estar dos funcionários e oferecer respostas rápidas quando ele precisar de algum suporte.

Marilan utiliza tecnologia para reduzir impactos da pandemia e gerir negócios
Durante o SAPPHIRE NOW Converge, evento realizado pela SAP em junho totalmente online, Geraldo Pereira, Gerente de TI da Marilan explicou as decisões tomadas pela empresa para manter as atividades.

Cliente SAP, a Marilan possuía um Comitê Digital e Tendências que já acompanhava o mercado de tecnologia e há mais de dois anos utiliza o SAP S/4HANA, além do SAP Analytics Cloud. Pereira explicou que a estratégia foi manter o time de TI à frente da comunicação com as equipes, para oferecer suporte rápido e especializado aos profissionais que estão trabalhando em regime home office. Com os recursos na nuvem, os treinamentos, o compartilhamento de informações, as reuniões e até as atividades de recrutamento e integração de novos colaboradores foram realizados à distância.

Recursos que também foram aplicados para que a equipe de vendas mantivesse as negociações e o relacionamento com clientes. Os serviços em nuvem também ajudaram a contabilizar a quantidade de reuniões que aconteciam na empresa, oferecendo dados para mudanças estratégicas nas operações, além de permitir a contabilização que casos da COVID-19 fossem monitorados.

O armazenamento de dados na nuvem permite a tomada de decisões ágeis e eleva a criatividade na aplicação de soluções que podem ser realizadas à distância. A pandemia acelerou o processo de transformação digital das PMEs e o quanto antes essas empresas adotarem esses modelos, melhor será a adaptabilidade aos novos tempos.

Conteúdo SAP Brasil
Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube.
Assine também o blog da CVA

Compartilhe esse Post!

Quer saber mais sobre o SAP Business One (B1)?

Assine nosso Blog e receba mensalmente as novidades.