Como a resiliência empresarial ajudou empresas em crescimento a passarem pela crise.
09/09/2021

O que é resiliência? Na psicologia, resiliência significa resistência ao choque ou capacidade de enfrentar e superar adversidades. Dentro das empresas, é a capacidade de uma organização de antecipar, preparar, responder e adaptar-se a mudanças bruscas a fim de sobreviver e prosperar.

Durante a pandemia, pequenos e médios negócios tiveram que ser resilientes para sobreviver. O SAP NOW Brasil deste ano abordará as estratégias utilizadas por essas empresas que, além de superarem a crise, saíram dela ainda mais fortes.

Veja abaixo 4 maneiras de como a resiliência empresarial ajudou as empresas em crescimento a evitarem o colapso:

Reestruturação agilizada de processos

Rever, adaptar e transformar processos. Grandes líderes viram diante de seus olhos a necessidade de mudar. Mudar tudo. Como evitar que produções industriais fossem pausadas? Como realizar entregas de forma segura? Como receber insumos com fornecedores sem trabalhar? Desafios e obstáculos que foram superados porque empresas resilientes conseguem se reinventar rapidamente. E essa reinvenção só foi possível a partir da análise de dados, testes e monitoramento de resultados. Tecnologia é o que difere a maturidade e o sucesso de uma empresa, não importa o setor ou o tamanho.

Reestruturação agilizada financeira

Eliminação imediata de despesas não essenciais e consequentemente um investimento agressivo na recuperação. Com o apoio de soluções inteligentes, foi possível traçar planos de curto prazo para evitar problemas financeiros. Empresas que ainda realizavam processos manuais tiveram que abraçar e colocar em prática a transformação digital.

Atendimento aos clientes

Menos robótica e mais humana. Empresas desenvolveram centros de atendimento multicanais para oferecer aos seus clientes respostas mais ágeis, evitando transtornos desnecessários em tempos difíceis. Ao invés de uma comunicação unilateral, as marcas engajaram seus consumidores com mensagens personalizadas e interagiram em seus canais de preferência criando laços fortes e duradouros.

Bem-estar dos colaboradores

Líderes de HXM tiveram que tomar decisões sábias em relação aos seus colaboradores. Empatia e tecnologia foram fundamentais para apoiar os funcionários dentro dos escritórios e em suas casas. Ao mesmo tempo em que iniciativas foram tomadas para proteger a saúde de todos, novas ferramentas tecnológicas foram implementadas para que as tarefas pudessem ser realizadas em home office com a mesma qualidade, sem que a força de trabalho ficasse desmotivada. Departamentos de bem-estar também foram criados para dar suporte físico e emocional.

Veja como o SAP Business One e a CVA Consultoria podem impactar diretamente na reinvenção de sua operação.

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYoutube.
Assine também o blog da CVA

Compartilhe essa publicação

Publicações Relacionadas

Card image cap
CVA agora é SAP Business One!

Implementar um novo sistema muitas vezes significa mudar a metodologia de trabalho de uma equipe inteira. Por isso é importante que todos os envolvidos estejam disponíveis nas fases…

Card image cap
Cinco itens principais para a agenda do CIO

Gasto mundial em transformação digital A jornada da economia até seu destino digital se acelerou — destacando o papel crucial da tecnologia na criação de uma empresa ágil, digitalmente…

Card image cap
Bem-vinda ROYAL CICLO

Nascida da união de duas grandes empresas, a italiana Selle Royal, maior fabricante de selins para bicicletas do mundo e a brasileira Metalciclo, maior fabricante de pedais da América…

Projetos nacionais e internacionais de implantação, sustentação e melhorias, conduzidos com senioridade técnica, domínio de processos de negócios e relacionamento com os clientes.

CONTATO:
FINANCEIRO
COMERCIAL (INOVAÇÃO)

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, notícias e inovações do ecossistema SAP.



    Av. Água Verde, 1413, Água Verde — Curitiba/PR — 80620-200 R. Trombudo Central, 366, Saguaçu — Joinville/SC — 89221-150