Você conhece a história da SAP?
12/04/2023

            A SAP é uma empresa alemã de software corporativo, que foi fundada em 1972. Desde então, se tornou uma das maiores fornecedoras de software do mundo, com uma ampla gama de soluções que são usadas por empresas de todos os tamanhos, em todo o mundo.

            Tudo começou com a união dos ex-funcionários da IBM: Dietmar Hopp, Claus Wellenreuther, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Hans-Werner Hector. Na época, a IBM estava focada em hardware e havia uma demanda crescente por um software que pudesse integrar diferentes áreas de uma empresa, como finanças, produção e vendas, tudo isso em um único sistema. Na ocasião, os fundadores da SAP acreditavam que poderiam desenvolver uma solução melhor e mais eficiente do que estava disponível no mercado na época. Porém, após sugerirem a ideia dentro da filial alemã da IBM, o projeto não foi visto como interessante. Assim, eles saíram da IBM e fundaram a Sistemas, Aplicações e Produtos para processamento de dados, simplesmente conhecida como SAP, na cidade de Waldorf, na Alemanha, com o objetivo de desenvolver softwares para gestão empresarial em tempo real. Esse foi o início da jornada que transformaria a SAP em uma das maiores empresas de software do mundo.

            Os fundadores da SAP acreditavam que havia uma grande oportunidade no mercado para um software integrado, que pudesse gerenciar todos os processos de negócio de uma empresa, desde finanças, até logística e produção. Após desenvolverem o sistema, os fundadores começaram a ir atrás de seus primeiros clientes, e para isso eles apostaram em abordagens como vendas diretas e marketing atendendo a nichos específicos.

            O primeiro alvo foi a indústria de processamentos na Alemanha. Para alcançar os primeiros clientes, a SAP usou uma abordagem de vendas diretas onde sua equipe de vendas entrava em contato diretamente com as empresas do setor alimentício para oferecer as soluções SAP. A empresa também utilizou a estratégia de marketing de nichos, como a participação em feiras e eventos do setor de alimentos para promover suas soluções e estabelecer contatos com potenciais clientes. Aos poucos, a estratégia da empresa deu resultados e trouxe os primeiros clientes para o negócio, estabelecendo uma base sólida, que conquistava cliente a cliente graças ao endosso das empresas que aos poucos participavam de sua carteira, como uma espécie de progressão que aos poucos tornou o crescimento da empresa exponencial.

            A partir daí, a SAP expandiu sua participação para outros setores e posteriormente para outros países, aumentando sua base de clientes e tornando-se uma das principais empresas de software empresarial do mundo. À medida que a SAP cresceu, a empresa passou a contar com a ajuda de parceiros de vendas e consultorias para expandir sua base de clientes, além de desenvolver uma série de soluções de softwares padronizados e modulares que podiam ser facilmente personalizados para atender as necessidades específicas de cada cliente. Essa abordagem permitia a SAP atender uma ampla variedade de setores e empresas de diferentes tamanhos, desde pequenas e médias empresas até grandes corporações multinacionais.

            Seu primeiro produto, o SAP R/1, foi lançado em 1973, e foi um sucesso imediato na Alemanha. O R/1 é um sistema de processamento de dados integrados que permitia que as empresas gerenciassem suas finanças, estoques e produção em único ambiente de software

            Nos anos 80 e 90, a empresa lançou vários novos sistemas de gerenciamento de processos empresariais, incluindo o SAP R/2 e o SAP R/3. O R/3 lançado em 1992 foi o marco na história da SAP por que introduziu uma arquitetura cliente-servidor totalmente inovadora que permitia que o software fosse executado em várias plataformas e sistemas operacionais, o que mostrava que não havia limites ou barreiras para a empresa alemã. Além de produtos que se adaptavam aos clientes, a SAP ficou conhecida por sua abordagem de vendas consultivas que se concentrava em entender as necessidades do cliente para depois oferecer soluções personalizadas para atender a essas necessidades.

            A empresa tem uma ampla rede de parceiros de vendas em todo o mundo, incluindo revendedores, integradores de sistemas e consultores de negócios. Dessa forma, a SAP também oferece um programa de treinamento e certificação para parceiros de vendas e consultores, o que garante que eles tenham o conhecimento e as habilidades necessárias para operarem os sistemas da empresa. Além de ofertar suas soluções para empresas dos mais diferentes setores, a SAP trabalhou com várias empresas de tecnologia, incluindo Microsoft, Oracle e até mesmo a IBM para desenvolverem soluções integradas que atendessem as necessidades dos clientes, uma abordagem que acontece até hoje. Ao longo do processo, a SAP adquiriu várias empresas menores para expandir sua presença em novos mercados e adicionar novas capacidades ao seu portfólio de produtos.

             Além das parcerias, a empresa oferece uma ampla variedade de softwares, incluindo software de gestão empresarial, gestão de relacionamento com clientes, gestão de cadeia de suplementes, análise de dados, gerenciamento de recursos humanos, e muito mais. Tudo isso, sob algumas formas de receita licenciamento. A SAP vende licenças de softwares para seus clientes, permitindo que eles usem os softwares em suas próprias estruturas de T.I. Dessa forma, os clientes geralmente pagam pelo licenciamento uma única vez e podem usá-lo por um período de tempo definido.

            Assinatura: a SAP também oferece opções de assinatura, permitindo que os clientes acessem o software e serviços através da nuvem ou em modelos de gestão de software service, o famoso SAS. Dessa forma, os clientes pagam uma taxa mensal ou anual para usarem os softwares e os serviços da empresa sem a necessidade de comprar licenças de software.

            A SAP também gera receitas através da venda de serviços profissionais, como consultoria, treinamento e suporte técnico. Esses serviços ajudam os clientes a implementarem e usarem efetivamente as soluções da SAP, e são cobrados separadamente do licenciamento e da assinatura. Além disso, a SAP também gera receita através de parcerias estratégicas de programas de afiliados. A empresa tem uma rede global de parceiros de vendas e serviços que vendem e implementam soluções SAP em todo o mundo. Ela também oferece programas de afiliados que permitem que outras empresas promovam e vendam soluções SAP em troca de comissões.

            Além de seu impacto, a SAP é patrocinadora master do time de futebol de propriedade de Dietmar Hopp, o Hoffenheim. Por parte do acordo, a SAP também fornece tecnologia e serviço de análise de dados para o Hoffenheim, ajudando o clube a melhorar sua eficiência e desempenho em campo. Vale lembrar que a relação entre a SAP e o Hoffenheim é uma relação de patrocínio e não uma relação de propriedade, e embora Hopp seja o principal proprietário do clube, a SAP não tem controle ou influencia direta sobre as operações ou decisões do Hoffenheim.

            Não foram só as gigantes da tecnologia que se renderam a SAP, que hoje auxilia mais de 440mil empresas escaladas por 180 países, e que conferiu a ela de incríveis 31 bilhões de euros em 2022, com uma carteira de clientes que representa cerca de 75% do PIB mundial, e que realiza operações através dos sistemas da SAP, e apesar do seu gigantismo, a empresa conseguiu crescer 11% no último ano, e já planeja o futuro com investimentos fortes em tecnologia, especialmente em soluções envolvendo Blockchain, e se depender do histórico da empresa, há muito mais por vir.

            Ficou interessado? Que tal receber uma demonstração de nossos consultores?

            Entre em contato: contato@cvaconsultoria.com.br / +55 (41) 991553899

Continue acompanhando a CVA para mais conteúdos similares. E caso você queira saber mais sobre a SAP ou a CVA, entre em contato conosco que nossos consultores estarão prontos para quaisquer dúvidas.

.

Acompanhe nossas redes sociais:

LinkedIn | Instagram | Facebook | Youtube

Font: Passo a Passo Empreendedor

Compartilhe essa publicação

Publicações Relacionadas

Card image cap
Feliz Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, queremos dedicar um momento para reconhecer e celebrar o poder, a resiliência e a inspiração que cada uma de vocês traz para a CVA. Seja em lideranças,…

Card image cap
Por que a transparência é uma característica essencial?

            A transparência é uma característica essencial a qualquer empresa que busca se destacar no mercado e construir relações de confiança.             Mas…

Card image cap
Por que a confiança é uma característica essencial na nossa cultura interna?

            A confiança é um dos valores mais importantes para qualquer organização. Ela é a base para construir relacionamentos sólidos, duradouros e produtivos entre…

Projetos nacionais e internacionais de implantação, sustentação e melhorias, conduzidos com senioridade técnica, domínio de processos de negócios e relacionamento com os clientes.

CONTATO:
FINANCEIRO
COMERCIAL (INOVAÇÃO)

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, notícias e inovações do ecossistema SAP.



    Av. Água Verde, 1413, Água Verde — Curitiba/PR — 80620-200 R. Trombudo Central, 366, Saguaçu — Joinville/SC — 89221-150