Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
O movimento quer conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.
Como a tecnologia pode auxiliar na campanha?
A tecnologia está presente em diversas formas, hoje, é algum haver aplicativos para celular para telemedicina, fornecer informações personalizadas sobre o tratamento e formas de cuidado, guia de tratamento, diário para anotações, calendários de exames e remédios, retirar dúvidas com a equipe e diversas outras funcionalidades.
É claro que os aplicativos podem ser usados como auxiliares nesse processo, porém não substituem os exames clínicos. Para a detecção de câncer de próstata, há dois exames específicos:
Existem outras formas de prevenção contra o câncer?
Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:
Como toda doença, existem fatores biológicos e genéticos que podem aumentar o risco de desenvolver câncer, sendo eles a idade, histórico na família, sobrepeso e obesidade. E existem práticas diárias que podem ajudar na prevenção contra o câncer:
Um diagnóstico rápido e precoce é decisivo!
Procure seu médico e faça exames regulares.
.
Acompanhe nossas redes sociais:
8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data para reconhecer as conquistas femininas e reforçar o compromisso com um futuro mais igualitário e inclusivo.…
O SAP TechEd é uma vitrine global de inovação tecnológica, onde empresas e profissionais descobrem como as…
O Novembro Azul é uma campanha internacional que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam os homens…
Projetos nacionais e internacionais de implantação, sustentação e melhorias, conduzidos com senioridade técnica, domínio de processos de negócios e relacionamento com os clientes.
CONTATO:
FINANCEIRO
COMERCIAL (INOVAÇÃO)
Fique por dentro das novidades, notícias e inovações do ecossistema SAP.
REDES SOCIAIS