Outubro Rosa: Campanha de conscientização sobre o câncer de mama
02/10/2023

            Em muitos países, inclusive no Brasil, é comum realizar ações de conscientização relacionadas a temas importantes em determinados meses. Você provavelmente já se deparou com a campanha Outubro Rosa, reforçada sempre em outubro, tornando-se o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, a fim de compartilhar e ampliar os debates e informações sobre o tema visando ajudar a diminuir a mortalidade.

            Por que o câncer de mama? Porque é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Em 2020, a taxa de mortalidade pela doença, a nível mundial, foi de quase 12 mortos a cada 100 mil mulheres. No Brasil, a taxa torna-se superior, principalmente no Sudeste e Sul, sendo 13 mortas a cada 100 mil mulheres.

            E como evitar ou diminuir essa estatística? Fique atento aos sinais!

O Ministério da Saúde classifica os principais sinais e sintomas suspeitos:

            A tecnologia está em constante ascensão, na área da saúde já é possível contar com equipamentos sofisticados para a realização de exames mais detalhados, sendo o principal deles a mamografia, o exame radiológico de rastreamento completo da mama. Nele, é possível identificar até mesmo as pequenas alterações, que muitas vezes não são percebidas no autoexame ou na avaliação clínica.

            Há alguns fatores de riscos para a doença, mas ainda não há uma causa única. Dentre os fatores, há os comportamentos ou ambientais (como atividade física insuficiente, sobrepeso após a menopausas e diversos outros fatores nesse aspecto), aspectos da vida reprodutiva ou hormonais (como primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter filhos ou ter a primeira gravidez após os 30 anos, e diversos outros fatores nesse aspecto) e fatores hereditários ou genéticos, como histórico familiar de câncer de ovário ou de mama e alterações genéticas.

            Por isso, faça exames regulares e a quaisquer sinais de suspeitas, procure um médico. Um diagnóstico rápido e precoce é decisivo.

            Continue acompanhando a CVA para mais conteúdo. E caso você queira saber mais sobre a campanha, a CVA ou a SAP, entre em contato conosco: 

contato@cvaconsultoria.com.br/ +55 (41) 99155 3899

Acompanhe nossas redes sociais:

LinkedIn | Instagram | Facebook | Youtube

Font: Instituto Nacional de Câncer – INCA

Compartilhe essa publicação

Publicações Relacionadas

Card image cap
CVA 10 anos: Confiança em quem faz com confiança

Estamos comemorando uma década de muito aprendizado, crescimento e dedicação. Nos últimos 10 anos conquistamos muito! São mais de 2 mil projetos executados em mais de 170 clientes,…

Card image cap
Novembro azul: campanha de conscientização sobre o câncer de próstata

            O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum…

Card image cap
Dia do Programador: Você sabe por que se comemora no 256º dia do ano?

            O Dia do Programador é uma data celebrada em diversas partes do mundo no 256º dia do ano, o que equivale ao dia 13 de setembro em anos comuns e ao dia 12 de…

Projetos nacionais e internacionais de implantação, sustentação e melhorias, conduzidos com senioridade técnica, domínio de processos de negócios e relacionamento com os clientes.

CONTATO:
FINANCEIRO
COMERCIAL (INOVAÇÃO)

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, notícias e inovações do ecossistema SAP.



    Av. Água Verde, 1413, Água Verde — Curitiba/PR — 80620-200 R. Trombudo Central, 366, Saguaçu — Joinville/SC — 89221-150